Provas aconteceram entre quarta-feira e sexta em Blumenau, no Vale do Itajaí. Veja os nomes.
Por Caroline Borges, g1 SC
Última atualização: 2023/04/30 1:22:19
Nove cães receberam certificação nacional de busca, resgate e salvamento para atuar em desastres naturais e outras ocorrências. As provas aconteceram entre quarta-feira (26) e sexta (28) em Blumenau, no Vale do Itajaí.
Em Santa Catarina, cinco binômios – dupla formada por bombeiro militar e cão – tiveram o reconhecimento. No total, participaram 13 bombeiros e cães de cinco Estados do país. A certificação tem validade de dois anos.
As duplas agora podem atuar em ocorrências de busca rural por varredura de área, por odor específico e por restos mortais. Os binômios foram avaliados nos quesitos como obediência, atuação em superfícies desagradáveis, direção e controle, agressividade e indicação de vítimas.
Na edição deste ano, bombeiros militares com experiência em Brumadinho e no desastre em Petrópolis participam da prova (veja as fotos dos binômios certificados).
A arbitragem foi feita por profissionais escolhidos pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc) do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Neste ano, os avaliadores são de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Tocantins.
deixe seu comentário