Fenômeno começa no início da tarde nas regiões catarinenses
NSC
Última atualização: 2024/09/26 2:14:16A chuva preta, que atingiu regiões catarinenses no início deste mês, retorna ao Estado nesta quinta-feira (26), conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima. Na sexta-feira (27), também há condição para o fenômeno, porém com menores chances. A chuva vem ao Estado devido a uma frente fria que atuava no Rio Grande do Sul e avança em direção a Santa Catarina, e o fenômeno acontece porque ela se mistura com a fumaça decorrente das queimadas que voltou a cobrir o céu catarinense na segunda-feira (23).
A chuva começa no início da tarde nas regiões catarinenses e, ainda segundo a meteorologista, o fenômeno de chuva preta deve acontecer somente no início dos temporais, começando no Oeste e avançando para as demais regiões.
Na sexta-feira, a fumaça e a fuligem não estarão tão presentes na atmosfera, então a chance para a chuva preta diminui, mas ainda tem probabilidade de acontecer. Entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta, os ventos mudam para o sentido Sul e afastam a fumaça para o sudeste e centro do país.
A água não cai escura do céu: a cor preta só pode ser percebida quando toca o solo, carros ou cai em um balde. O fenômeno acontece por conta da mistura com a poluição presente na atmosfera devido às queimadas.
A chuva preta também pode conter substâncias tóxicas que são prejudiciais à saúde, conforme informou o meteorologista Felipe Theodorovitz ao NSC Total na primeira vez que ela chegou ao Estado. O ideal é evitar contato com a água e não consumi-la.
A fumaça deve ficar longe de Santa Catarina durante o fim de semana, por conta da chuva e mudança dos ventos para o Sul, mas tudo indica que irá retornar na segunda-feira (30), quando os ventos voltam a soprar nos sentidos Nordeste e Noroeste, de acordo com a meteorologista.
deixe seu comentário