Home Autora de Belmonte lança livro inspirado na realidade de mulheres do interior catarinense

Autora de Belmonte lança livro inspirado na realidade de mulheres do interior catarinense

A autora Débora Camila Pancotte se prepara para o lançamento do livro Crônica de uma Vida Doada neste sábado, dia 9 de novembro, na Praça Coberta de Belmonte

TVGC

Última atualização: 2024/11/07 11:02:16

A autora Débora Camila Pancotte se prepara para o lançamento do livro Crônica de uma Vida Doada neste sábado, dia 9 de novembro, na Praça Coberta de Belmonte. Reconhecida por sua atuação em um reality show nacional e com um currículo que inclui psicologia e educação física, Débora agora estreia na literatura com uma obra que retrata as vivências de mulheres do campo.

O livro, financiado pela Lei Paulo Gustavo, é descrito pela autora como intenso e desafiador, abordando temas como violência doméstica, depressão e conflitos emocionais. “É um livro pesado em muitas partes. Fiz questão de incluir um alerta de gatilho e contatos de auxílio para quem se sentir impactado”, afirma Débora, ressaltando o compromisso da obra em trazer à tona questões complexas.

A narrativa é centrada na personagem Maria, que representa a força e as dificuldades de muitas mulheres brasileiras. “Não podia ser outro nome. Maria é símbolo de tantas brasileiras que enfrentam a vida com coragem, mas que, por vezes, se perdem em um espiral de dor e culpa”, explica a autora.

Para Débora, a psicologia desempenhou um papel fundamental na construção do livro. “Desde que comecei a estudar psicologia, desenvolvi uma visão mais crítica sobre a sociedade. Minha própria terapia me ajudou a explorar o autoconhecimento e a escrever sobre temas profundos”, revela.

Além do lançamento do livro, Débora também está envolvida em dois curta-metragens, também financiados pela Lei Paulo Gustavo, que adaptam suas histórias para o cinema. Um dos curtas será lançado em novembro e o outro em dezembro, ambos rodados em Belmonte e Itapiranga. A artista, que participa ativamente de festivais como o Rio Web Fest, enfatiza a importância das leis de incentivo cultural: “Essas leis democratizam o acesso à produção artística, principalmente para nós que estamos fora dos grandes centros”.

deixe seu comentário

leia também

leia também