Encontro contou com representantes de diversos municípios do Extremo Oeste e avançou em temas como cicloturismo, divulgação de atrativos e fortalecimento institucional do setor
Ascom
Última atualização: 2025/05/13 4:35:20O município de Descanso sediou, nesta terça-feira (13), mais uma edição da reunião do Colegiado de Cultura e Eventos da Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina), reunindo gestores e representantes culturais da região em um momento de integração e planejamento estratégico. O encontro contou com a presença do presidente da Ameosc, Alexandre Ribas, e do prefeito de Descanso, Juliano Júnior Kasper, que reforçaram a importância da cooperação entre os municípios para fortalecer políticas públicas de cultura e turismo.
Entre os principais temas da pauta esteve a avaliação do 5º Seminário de Turismo, realizado recentemente em Palma Sola. O grupo destacou os aprendizados e trocas promovidas durante o evento e apontou diretrizes para a qualificação das próximas edições. Também foi debatida a reorganização dos materiais de divulgação dos empreendimentos turísticos da região, com foco em ampliar a visibilidade dos atrativos locais e melhorar a comunicação com os visitantes.
A Ameosc apresentou informes sobre o andamento de ações de apoio institucional, como o registro da logomarca do IGR (Instância de Governança Regional), o suporte à elaboração dos planos municipais de turismo e a contratação de um turismólogo que atuará junto aos municípios associados.
Na área cultural, houve a socialização dos encaminhamentos do Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, contribuindo para alinhar as demandas locais às políticas públicas estaduais. Outro destaque da reunião foi o debate sobre a sinalização do roteiro de cicloturismo regional, uma iniciativa estratégica para fomentar o turismo sustentável e ampliar o fluxo de visitantes ao Extremo Oeste.
Após o encontro técnico, os participantes foram recepcionados com um almoço no Sítio Sebben, seguido de visita guiada pelo roteiro turístico de Descanso. A programação foi encerrada com um momento de confraternização no espaço Big John, consolidando mais uma jornada de trabalho colaborativo entre os municípios da Ameosc.
deixe seu comentário