Home A organização dos ambientes I

A organização dos ambientes I

Organizar, incentiva a mudar a sua situação atual, recomeçar, mudar estilo de vida e te fazer mais feliz

Última atualização: 2017/07/05 4:05:20

Para quem convive comigo, ou me acompanha nas redes sociais, está sabendo que na semana passada eu estava de “dona de casa” de verdade. Estava com uma funcionária – meu braço direito – de folga. Chegou a hora de assumir integralmente a minha porção: mãe-cozinheira-arrumadeira-lavadeira e mais uma infinidade de tarefas, que parecem brotar do chão.

Sempre faço algumas coisas e gosto, mas quando a gente sabe que tem alguém na retaguarda tudo fica mais tranquilo. Gosto das atividades da casa, especialmente da cozinha e tenho bem menos habilidades na lavanderia, mas confesso que a gente estando sem prática, parece que tudo se complica. Aí que entra a nossa pauta de hoje: A organização dos ambientes, e o quanto isso pode facilitar a nossa rotina. Não será a primeira, nem tampouco a última vez que trago dicas de organização aqui. Gosto muito dessas coisas e facilitam demais o nosso dia-a-dia. Essas dicas valem para dar um “up” naquelas bagunças que por vezes ficam cronificadas no nosso espaço. Organizar a casa não é uma necessidade básica, mas a bagunça interfere de maneira significativa em nossas vidas. Organizar incentiva a mudar a sua situação atual, recomeçar, mudar estilo de vida e te faz mais feliz.

Uma ótima semana! E que essa leitura seja útil!

Vamos começar pela sala:

1- Recolha todos os itens que não pertencem ao ambiente, como: roupas, livros, papéis e DVDs. Coloque tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os para seus donos.

2- Jogue fora os jornais e revistas antigos que não cabem no revisteiro. Se quiser guardar páginas específicas, escaneie ou consulte as edições online. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.

3- Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com decoração. Ganchos são uma solução, mas não tão interessante: você precisará furar paredes.

4- “Fotos demais poluem o ambiente”. Por isso, concentre os porta-retratos em uma mesa lateral ou use o porta-retrato digital. Outra opção: deixe sobre a mesa de centro um álbum ou fotolivro com as fotos favoritas.

5- Guarde CDs e DVDs em organizadores ou caixas decorativas. Se quiser mantê-los nas caixas originais, limpe a cada 15 dias, para evitar mofo e poeira.

6- Copos e pratos que não cabem na cozinha vão para um móvel próprio, como cristaleira ou buffet. Aproveite os copos que sobram para montar um pequeno bar. Para isso, coloque garrafas de vidro, copos em uma bandeja sobre o aparador.

7- Organize os quadros de parede. O centro do quadro deve estar a 1,6 m do piso. Quadros acima dos móveis devem estar distribuídos de forma simétrica a partir do centro do móvel. Coloque-os 25 cm acima do encosto do sofá e a 20 cm do aparador. Antes de furar as paredes teste se vocês gostará da nova disposição dos quadros. Para isso, corte folhas de papel craft com as dimensões do quadro, cole-as nos locais desejados, afaste-se e veja se tudo está do seu gosto.

8- Aprenda novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e copos para a cozinha; descarte jornais antigos; guarde bolsas e casacos assim que chegar da rua. E não deixe chaves e carteiras espalhadas.

E como prega nossa rotina semanal, sempre trago leitoras em destaque. Assim nossa página fica bem mais bonita. Hoje elencadas, quatro lindas e queridas amigas: (fotos galeria)

Daiane Fernanda Salvi, sensibilidade e delicadeza em pessoa
Deisi e Lauren, mãe e filha – talentosas e que eu admiro de montão
Patricia Barbieri, esbanja carisma por onde passa
ilustração

deixe seu comentário

leia também