Home Anchieta adere ao Programa Cidade Empreendedora

Anchieta adere ao Programa Cidade Empreendedora

Anchieta está entre os quatro municípios do extremo oeste catarinense que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC

Última atualização: 2017/06/14 5:48:04

Anchieta

Anchieta está entre os quatro municípios do extremo oeste catarinense que aderiram  ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. A iniciativa tem por objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, gestão de projetos, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, planejamento estratégico para a gestão municipal, plano de desenvolvimento econômico, entre outros.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, explica que o conjunto de soluções auxiliará no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia  formatada para atender os municípios de acordo com a realidade local. “As ações iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa para a comunidade e seguem com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções”.

O prefeito Ivan Canci salienta que o objetivo é promover o desenvolvimento do município com a criação de políticas que ofereçam condições adequadas para quem quer empreender. “Queremos, com visão estratégica, despertar na sociedade novos empreendedores para investir e aumentar sua capacidade de trabalho”.

Anchieta conta atualmente com quase 6 mil habitantes e 611 empresas de todos os ramos registradas. A maioria é formada por pequenos negócios e, além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70% da população economicamente ativa, os outros 30% são dos segmentos de comércio, serviços e indústria. Ao todo, 600 profissionais trabalham em empreendimentos da área do comércio e indústria. “Nosso foco é organizar o município e fortalecer a geração de emprego e renda. Também estamos desenvolvendo ações para explorar uma nova atividade: o turismo rural. Temos buscado apoio do Sebrae, que é um parceiro estratégico, para esse conjunto de ações”, completa o prefeito.

Além de Anchieta, também aderiram ao projeto no extremo oeste catarinense os municípios de Descanso, Maravilha e São José do Cedro. Segundo o gestor estadual do Programa Diego Wander Demétrio, até o momento 31 cidades aderiram à iniciativa em todo o Estado. “Com a implementação das ações, os municípios aprimorarão o ambiente de negócios nos mais variados segmentos, o que fortalecerá a economia local, regional e Estadual”.

 O programa conta com três modalidades: Essencial (16 soluções), Premium (25 soluções) e Ultimate (34 soluções).

deixe seu comentário

leia também