Home Curso da Epagri de São Miguel do Oeste traz novas perspectivas para jovens

Curso da Epagri de São Miguel do Oeste traz novas perspectivas para jovens

O curso é voltado ao aprofundamento em bovinocultura de leite

Última atualização: 2017/04/28 9:28:09

São Miguel do Oeste
Fabiane Sehn e Cristiane de Matos têm o mesmo objetivo no curso de Aprofundamento em Bovinocultura de Leite para Jovens Rurais: aperfeiçoar o trabalho com o gado leiteiro nas propriedades de seus pais em que elas são sucessoras. Promovido pela Epagri, a turma abrange estudantes de 20 municípios das Regionais de São Miguel do Oeste, Palmitos, Maravilha, Itapiranga e Dionísio Cerqueira. A abertura foi realizada nesta terça-feira, 25, no auditório do Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo).

 

Fabiane tem 28 anos, e reside na comunidade Beato Roque em São João do Oeste. Ela já experimentou sair da casa dos pais, morar na cidade, mas voltou para investir e ajudar na administração da propriedade da família, juntamente com os irmãos. “Nossa principal renda é o gado leiteiro. É muito importante ter o conhecimento para viabilizar o negócio. Estamos investindo na área para melhorar cada vez mais”, afirma.

 

Cristina tem apenas 20 anos, mas já está liderando a administração da propriedade. Ela é de Serra Alta, Linha São Sebastião. Seus pais aposentados confiam nela e na irmã para a gestão. A jovem iniciou a capacitação a procura de uma nova área para investir e aumentar a renda da família, que hoje tem como base a produção de grãos. Viu na bovinocultura de leite a oportunidade. “Temos um local adequado para isso. É uma renda melhor para a família e o curso vai ajudar a conhecer e fazer dar certo”, destaca.

 

SC Rural

Os 25 alunos inscritos são egressos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo com Jovens Rurais da Epagri, que iniciou em 2013. Ao todo, a capacitação recebe R$ 50 mil de investimento por meio do SC Rural. Serão quatro etapas de 3 dias cada, realizadas em abril, junho, agosto e novembro. O tema para o Aprofundamento foi levantado na avaliação do curso de Liderança. “Assuntos transversais como o empoderamento do jovem, saúde, gestão de recursos financeiros, qualidade e preservação da água e do solo também serão trabalhados com os alunos”, explica a extensionista da Epagri, Simone Bianchini.  


 

O gerente da Epagri de São Miguel do Oeste, Jonas Ramon, lembra que a região Extremo Oeste é umas das principais cadeias produtivas do Estado. “A cada 5 litros de leite produzidos, 1 é da nossa região. Isso representa 20,5%  da produção de Santa Catarina. O tema, além de ser sugerido pelos alunos, também foi avaliado pelos técnicos que consideraram o mercado que está favorável para o gado leiteiro”, comenta.


deixe seu comentário

leia também