Home Evento da Saúde bate meta de 2 mil exames rápidos de Hepatite B e C

Evento da Saúde bate meta de 2 mil exames rápidos de Hepatite B e C

Atividade foi realizada na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel

Última atualização: 2017/07/28 8:28:15

São Miguel do Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste realizou nesta quarta-feira (26), um total de 2.000 exames rápidos de Hepatite B e C. Foram 1.000 para cada variação da doença. A informação é da enfermeira Juliana Pinheiro, responsável pela coordenação da atividade. De acordo com ela, 14 pessoas receberam o diagnóstico positivo para Hepatite B e 03 foram identificadas como portadoras da Hepatite C. Elas foram orientadas por profissionais médicos, e encaminhadas para exame laboratorial, que confirmará ou não a doença. O tratamento é fornecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A atividade iniciou às 09h da manhã, na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel, em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Foram disponibilizadas 1.000 senhas, que acabaram pouco antes do horário previsto para o término dos trabalhos, às 16h. O resultado dos exames ficava disponível em menos de meia hora.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, e o vice-prefeito, Alfredo Spier, estiveram no local e acompanharam o início das atividades. Trevisan parabenizou à equipe envolvida no trabalho e às pessoas que buscaram o atendimento. “Cuidar da saúde é essencial para qualquer ser humano. Precisamos nos precaver, mas ninguém está livre de contrair uma doença e, neste caso, precisa se tratar”, ponderou.

Segundo a enfermeira Juliana Pinheiro, a taxa de cura da Hepatite C, atualmente, gira em torno dos 90%. E a Hepatite B pode ser controlada pela medicação contínua. Em São Miguel do Oeste, existem, hoje, mais de 1.000 pacientes em tratamento.

Na programação desta quarta-feira (26), além da realização dos exames, durante todo o dia teve música, pipoca, algodão doce e orientações à população. O evento contou com o apoio da Unimed Extremo Oeste, Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rotary Club, Lions Clube São Miguel, Dr. Luiz Pfeifer – Médico Coloproctologista e Clínica Radiológica São Miguel.

deixe seu comentário

leia também