Home Obra de restauração da BR-163/SC já protegeu mais de 600 animais silvestres

Obra de restauração da BR-163/SC já protegeu mais de 600 animais silvestres

Rodovia ganhou equipamentos especiais para passagem segura da fauna local

Fonte: Divulgação/gov.br

Última atualização: 2023/12/19 4:43:00

Foto: Reprodução

 

As obras de adequação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da BR-163/SC entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, no extremo-oeste de Santa Catarina, registraram mais de 600 animais silvestres resgatados ou afugentados. A marca expressiva no âmbito de proteção ao meio ambiente é referente ao período entre abril de 2022 e novembro de 2023, e inclui roedores, aves, pequenos mamíferos e anfíbios.

A execução das obras é acompanhada por biólogos e técnicos em meio ambiente habilitados e amparados por licença ambiental. Os profissionais ficam na linha de frente dos trabalhos para garantir a segurança dos animais e a correta execução das atividades possíveis de causar impactos ambientais. Em caso de avistamento de algum animal silvestre, ele é afugentado ou resgatado de acordo com a necessidade de cada caso.

Além disso, a rodovia está recebendo a construção de cinco passa-fauna, que são equipamentos voltados para a travessia segura de animais silvestres por baixo da BR-163. A equipe de meio ambiente também analisa as pegadas que ficam marcadas no passa-fauna para monitorar quais animais estão transitando por ali. Entre as pegadas já identificadas estão mão-pelada, preá e tatu-galinha. Os passa-fauna estão sendo construídos ou já finalizados nos km 105, 108, 109, 115 e 120, em São José do Cedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira.

 

deixe seu comentário

leia também